Ver programação
WhatsApp

12 9 9147.9469

São Jose dos Campos- SP
Prêmio Monteiro Lobato vai reconhecer escritores e ilustradores de livros para crianças e adolescentes - Alternativa Fm

Brasil

06/05/2017 às 12h19 - Atualizada em 06/05/2017 às 12h19

Prêmio Monteiro Lobato vai reconhecer escritores e ilustradores de livros para crianças e adolescentes

administrador
São Paulo - SP

O Ministério da Cultura e o governo português anunciaram na sexta-feira (5) o "Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude".

De acordo com o governo federal, a premiação tem paralelo com o Prêmio Camões de Literatura, mas será destinada exclusivamente a autores (escritores e ilustradores) que publiquem livros voltados ao público formado por crianças e adolescentes.

A primeira edição deve acontecer já no próximo ano. "O Prêmio Monteiro Lobato foi criado justamente a partir dos moldes do Prêmio Camões. Sem dúvida, será algo importante e que merece ser reverenciado por todos nós", disse o ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS-SP).

O anúncio foi feito durante a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador (BA). De acordo com os organizadores, assim como no Prêmio Camões, a comissão julgadora será composta por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa.

A premiação vai consagrar, a cada dois anos, um escritor e um ilustrador de livros de língua portuguesa para a infância e a juventude. O valor da premiação não foi divulgado, mas a expectativa é que ela seja igual ao do valor do Prêmio Camões, que concede 100 mil euros ao vencedor.
"O Prêmio Monteiro Lobato terá um significado importante porque os autores infanto juvenis têm um papel fundamental na difusão do hábito da leitura. Você só tem um povo com maior leitura se o hábito de ler começar na infância. Temos que valorizar os autores que focam suas obras neste público", afirma Freire.
Patrono

O escritor José Bento Monteiro Lobato é considerado “o pai” da literatura infantil e juvenil brasileira, criador do Sítio do Pica-pau Amarelo, uma referência para o imaginário de crianças e jovens.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 61 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados