Ver programação
WhatsApp

12 9 9147.9469

São Jose dos Campos- SP
São José vai notificar motorista infrator pelo celular em 2018 - Alternativa Fm

Brasil

04/12/2017 às 17h25 - Atualizada em 04/12/2017 às 13h21

São José vai notificar motorista infrator pelo celular em 2018

administrador
São Paulo - SP

Os motoristas infratores flagrados pela fiscalização vão receber a autuação pelo celular a partir de 2018 em São José dos Campos. O município, que vai retomar a operação dos radares neste mês, prevê que o sistema opere a partir de janeiro.

O município está em processo de formalização com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que viabiliza ao município a adesão ao sistema de notificação eletrônica pelo celular.
A vantagem é que os descontos para pagamento antecipado pelo aplicativo vão saltar dos atuais 20% para 40% - apenas para os motoristas que reconhecerem a infração e descartarem recursos. Com a medida, São José dos Campos será a primeira cidade do Estado a adotar o sistema, que vai operar por adesão.

Para o secretário de Mobilidade Urbana de São José, Paulo Roberto Guimarães Júnior, o aplicativo será um facilitador e vai deixar o sistema mais transparente. "Se essa multa for inserida no sistema por um agente, via tablet, ela chega na hora pro condutor. Em outras situações, depende do lançamento no sistema, que demora no máximo cinco dias", explicou. Caso o condutor não seja o proprietário do veículo, ele pode indicar pelo aplicativo o condutor.

Multas

O município informou que aplica, em média, 15 mil multas por mês. As infrações mais cometidas pelos motoristas são velocidade superior à máxima permitida, estacionamento irregular, falta do uso de cinto de segurança, avançar o sinal vermelho e dirigir usando o celular.
O sistema vai poder ser baixado por celular para usuários Android (Google) e iOS (Apple). A notificação chegaram ao motorista por celular ou por email. Para fazer o cadastro, é necessário informar a placa do veículo, número do Renavam, CPF, e-mail, senha, número da CNH e código de segurança. Todas as informações são validadas nas bases do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Apenas o proprietário do carro pode cadastrar o veículo.

Quem preferir, vai continuar recebendo a multa impressa pelo correio.

Radares

Na última sexta-feira (1º), a Prefeitura de São José dos Campos começou a testar os novos radares. Serão dez dias de testes, em diferentes vias da cidade, com a função de verificar a qualidade de captação de imagens durante a noite e dia, a eficácia de fiscalização dos aparelhos e a contagem volumétrica de veículos.
Caso os equipamentos estejam de acordo com as exigências do edital, a empresa será considerada habilitada para operar o sistema na cidade e iniciar as atividades.
Ao todo serão 178 equipamentos de fiscalização eletrônica com sistema OCR divididos entre 77 bases fixas, 44 avanços semafóricos, 15 lombadas eletrônicas, 40 portais OCR, além dos dois aparelhos móveis que serão utilizados de acordo a programação feita pela equipe técnica da prefeitura, em diferentes pontos não contemplados com equipamentos fixos.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 24 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados