Ver programação
WhatsApp

12 9 9147.9469

São Jose dos Campos- SP
Prouni 2016: MEC disponibiliza 2,5 mil bolsas de estudos no Vale e região. - Alternativa Fm

Educação

20/01/2016 às 09h25 - Atualizada em 20/01/2016 às 09h25

Prouni 2016: MEC disponibiliza 2,5 mil bolsas de estudos no Vale e região.

administrador
São Paulo - SP

Inscrições para o Prouni estão abertas até sexta-feira (Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 2.550 bolsas de estudo em instituições de 16 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina na primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa do governo federal, que concede benefícios para os estudantes de baixa renda cursar o ensino superior, abriu as inscrições para o processo seletivo nesta terça-feira (19).

O levantamento de bolsas oferecidas na região foi feito pelo G1, segundo dados do MEC. Em todo país, o programa oferece 203.602 bolsas. O total de vagas sofreu uma queda de 4%: em 2015 foram colocadas 213.113 bolsas no sistema. No Vale e região, o número se manteve praticamente estável em relação ao ano passado, quando foram disponibilizadas 2.604 bolsas.

O Prouni mantém os estudantes matriculados em universidades privadas por meio de bolsas parciais (50% de desconto nas mensalidades) ou integrais. Essas bolsas são custeadas pelo governo por meio de renúncia fiscal de tributos que deveriam ser pagos pelas universidades.

As vagas disponíveis na região podem ser consultadas no Portal do Prouni, a partir da cidade, curso desejado ou instituição de ensino.
Os mais de 60 cursos oferecidos são de graduação, à distância (EAD) e tecnólogo. Cinco bolsas são oferecidas para graduação em medicina na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista.
Os alunos interessados em concorrer a uma das vagas do Prouni devem se inscrever até 23h59 da próxima sexta-feira (22).

A seleção é feita por meio de critérios como não ter diploma superior; renda familiar mensal per capta abaixo de 1,5 salário mínimo - para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa-, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ser egresso da rede pública de ensino ou ter sido bolsista integral na rede particular.

Bolsas

Do total de bolsas na região, 1.897 são integrais e 653 parciais (meia bolsa). Parcela delas atendem cotistas, entre os quais estão os deficientes, autodeclarados negros ou pardos e indígenas.
Em São José foram disponibilizadas 871vagas, sendo 670 integrais e 201 parciais em 80 cursos. Em Taubaté são 196 integrais e 16 parciais em 36 cursos.

A oferta de vagas é nas áreas de administração, arquitetura, ciências contábeis, biomedicina, comércio exterior, engenhariam educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, geografia, história, letras, logística, matemática, nutrição, ondontologia, pedagogia, publicidade, secretariado, serviço social, turismo, entre outras opções.

Cronograma
O resultado da seleção do Prouni será divulgado em 25 de janeiro. Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro deverá ser feita a comprovação da primeira chamada de aprovados.

A segunda chamada será divulgada em 12 de fevereiro, com matrículas entre 12 e 18 do mesmo mês. O prazo para participar da lista de espera será entre 26 e 29 de fevereiro.Por Poliana Casemiro e Suellen Fernandes

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 171 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados