Ver programação
WhatsApp

12 9 9147.9469

São Jose dos Campos- SP
Fora da lei, cerol oferece riscos de acidentes trágicos. - Alternativa Fm

Especiais

25/01/2016 às 09h19 - Atualizada em 25/01/2016 às 09h19

Fora da lei, cerol oferece riscos de acidentes trágicos.

administrador
São Paulo - SP

Garoto exibe pipa no bairro Monte Castelo, no centro de São José. Foto: Alan Collet

Durante as férias o céu de São José ganha outras cores, com as pipas lá no alto bailando ao sabor do vento. E com a temporada de pipas, reaparece o cerol -- uma mistura de cola e vidro utilizada na linha para ‘cortar’ as outras pipas -- e com ele o risco de acidentes trágicos, principalmente envolvendo motoqueiros.

Mesmo sendo proibido pela lei municipal 8.487/ 2011, o cerol é facilmente encontrado nas ruas. Fiscalizar o cumprimento da lei no município cabe à Guarda Municipal e à Polícia Militar. Quem for pego com cerol, além de ter sua pipa apreendida, tem que pagar uma multa de R$ 594,77.

A prefeitura, em alerta divulgado via redes sociais, informou que em 2016 já ocorreu um ‘acidente grave’, com um garoto de 6 anos. O governo não possui dados a respeito do número de acidentes.

“Uma das principais causas de acidentes nesse período de férias escolares são as linhas de pipa com cerol. O Samu já registrou um acidente grave no início do ano em São José. Então, atenção para a brincadeira não virar tragédia! Além de poder cortar partes do corpo de alguém, o cerol também é condutor de energia elétrica e o contato do material com os fios pode levar a pessoa a ser eletrocutada”, diz alerta feito pela prefeitura.

Energia. Só em 2015, 710 mil clientes tiveram a energia interrompida por pipas em todos os 28 municípios do Vale administrados pela Bandeirante Energia. Em São José, foram 48.219 clientes foram afetados.

Fiscalização. Denúncias pelo telefone 153, da Guarda Municipal, e 190, da Polícia Militar. A prefeitura diz fazer patrulhas diárias e tenta conscientizar crianças e adolescente. Por Daniela Santos

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 224 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados