Ver programação
WhatsApp

12 9 9147.9469

São Jose dos Campos- SP
Igrejas têm retiro e acampamento de carnaval para fiéis no Vale do Paraíba. - Alternativa Fm

Especiais

02/02/2016 às 08h18 - Atualizada em 02/02/2016 às 08h18

Igrejas têm retiro e acampamento de carnaval para fiéis no Vale do Paraíba.

Aline Dias
São Paulo - SP

Canção Nova oferece programação festiva adaptada as tradições católicas (Foto: Wesley Almeida/ Canção Nova)

A oração e momentos de reflexão serão a principal atividade dos fiéis durante o feriado prolongado de carnaval no Santuário Nacional de Aparecida e na comunidade católica Canção Nova em cachoeira Paulista. As atividades nos templos católicos vão de celebrações religiosas à shows de música cristã em ritmo de axé, forró e reggae.

Na basílica de Aparecida, maior templo católico do país, está previsto um Rebanhão. O retiro acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho a partir de sábado (6) e sugere atividades de devoção com missas e palestras. A noite os fiéis podem assistir o 'Evangelizashow', que dá espaço para bandas católicas da região mostrarem seu trabalho.

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, a basílica deve receber mais de 20 mil visitantes. De acordo com a administração do Santuário, só na quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da preparação para a páscoa no catolicismo, são esperados 14 mil devotos. (veja os horários das missa)

Em Cachoeira Paulista, cerca de 30 mil pessoas devem participar do acampamento de carnaval entre os dias 5 e 9 de fevereiro. O 'Vem Louvar' é realizado pela comunidade anualmente e traz uma programação voltada principalmente ao público jovem.

Neste ano, o evento trará pregações, momentos de socialização, missa e shows cristãos em ritmo de axé, forró e reggae. As atividades são gratuitas. (confira a programação do Vem Louvar)

Para acampar na Canção Nova, durante os dias de carnaval, é necessário um cadastro que pode ser realizado no momento da chegada ao local. De acordo com a Canção Nova, o evento reúne peregrinos de diversos lugares do país, que buscam esse tipo de programa para se preparar para a Quaresma.

O padre Adriano Zandoná, membro da comunidade cristã e um dos palestrantes do evento, afirma que a o evento oferece aos jovens a oportunidade de viver um carnaval diferente, com experiências de fé e oração em um ambiente harmônico. Segundo ele, a ideia é que esse espírito atinja até mesmo os que não puderem comparecer ao acampamento.

“Nosso mundo carece de reflexão. Com o advento das tecnologias estamos cada vez mais imersos num contexto de pressa, de agitação. Então espero que este feriado prolongado possa levar as pessoas a desacelerar. Parar para refletir sobre a vida, sobre os relacionamentos, os comportamentos e até para rezar. Precisamos de uma pausa”.
Turismo
De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) de Aparecida, os foliões que pretendem passar o carnaval em Cachoeira Paulista fora do acampamento precisam se apressar. Cerca de 80% dos leitos na cidade estão indisponíveis. Em Aparecida, o número de hospedagens reservadas está em 60%.

O presidente do Sinhores, Ernesto Elache, informou que praticamente todos os fiéis que vão para Cachoeira Paulista 'esticam' a viagem até o Santuário Nacional.
(*) colaborou Guilherme Machado

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 146 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados